quarta-feira, 8 de junho de 2011

Trabalho sobre Cartier Bresson e Sebastião Salgado - Vivian Abdo Silingardi Lopes

Fotos de Sebastião Salgado





















Fotos de Cartier Bresson











































Trabalho




Henri Cartier-Bresson nasceu em Chanteloup (França) em 22 de agosto de 1908 numa família de classe média. Estudante de pintura em Paris e Cambridge, decidiu tornar-se fotógrafo ao ver a famosa fotografia de Martin Munkasci, publicada na revista "Photographies", em 1931, que flagrava três meninos negros do Congo correndo, nus, em direção ao mar. Suas primeiras experiências com a fotografia começaram com uma câmera Kodak Box Brownie. Em 1932 adquire sua "maravilhosa" Leica: formato de 35mm que chega a surpreender-lhe e fascinar-lhe. Henri chegou a cobrir de preto as partes niqueladas de sua câmera para passar inadvertido.

Sebastião Salgado nasceu em Minas Gerais, em 8 de fevereiro de 1944. Graduou-se em economia concluindo mestrado e doutorado na mesma área no Brasil, na USP, em 1967, e doutorado, na França, na Escola Nacional de Estatísticas Econômicas, em 1971.


As semelhanças dos traalhos de Cartier Bresson e Sebastião Salgado são: fotos tiradas em preto e branco (negativo), são espontâneas, ambos são inspirados pela técnica do "Momento Decisivo" onde fotografam cenas que apresentam expressões, conteúdo e forma, mas, os fotógrafos apresentam algumas diferenças em suas fotografia, pois Sebastião Salgado é focado mais para apresentar em suas fotos um drama, um conflito nas expressões e cenas das pessoas e também apresenta aspectos sobre a economia, já Cartier Bresson, fotografa momentos expontâneos em qualquer situação e a maioria não são dramáticas e não apresentam pobreza, fome, angústia, depressão.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.