Esses dois grandes fotógrafos do século XX apresentam grandes características em comum em suas obras. Eles trabalharam como repórter fotográfico, onde suas fotografias eram fundamentalmente em preto e branco. Ambos fotografaram momentos históricos que talvez não fosse ciente na época, mas suas fotos eternizaram momentos e são de grande utilidade para relembrar um passado realmente importante. Os dois fotógrafos viajaram o mundo fotografando, de pequenas cidades chinesas até grandes como Paris.
Cartier-Bresson se preocupava em fotografar cenas do cotidiano, já Sebastão Salgado fotografava temas sociais.
Henri exigia que suas fotografias fossem tiradas espontaneamente, existia um momento
certo para a foto ser tirada e era esse momento que ele tinha que aproveitar. Basicamente acreditava na sua intuição para captar um momento do cotidiano. A utilização de elementos geométricos em suas fotos é essencial.
Nas obras de Sebastião esse senso de intuição e “captar o momento certo” desaparecem. Suas fotos são elaboradas, montadas e produzidas. Ele por geralmente retratar o mesmo tema, suas fotografias acaba ficando repetitivas e clichês.
http://ligalp.blogspot.com/2008/03/fotografia-henri-cartier-bresson-x.htmlhttp://ligalp.blogspot.com/2008/03/fotografia-henri-cartier-bresson-x.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.