quarta-feira, 8 de junho de 2011

ANÁLISE DAS OBRAS DE CARTIER BRESSON E SEBASTIÃO SALGADO

FOTOS
CARTIER BRESSON











SEBASTIÃO SALGADO










O que detonou a vida de Bresson como fotógrafo foi a fotografia de Martin Munkasci publicada na Revista Photographies em 1931, onde os 3 meninos negros nus no Congo.A partir da foto de Munkasci, Bresson saiu para o mundo a fotografar, congelando o momento decisivo, que ele define como o momento certo para apertar o disparador e tentar captá-lo, já para Sebastião, sua decisão pela fotografia, especificamente pelo fotojornalismo, surgiu após uma viagem à África em 1971, que fez com uma câmera emprestada por sua esposa. Desde então Salgado largou sua formação para se dedicar ao exercício da fotografia enquanto denúncia social, mostrando através das imagens tecnicamente bem feitas, as mazelas vividas pelos países esquecidos; sendo assim a primeira diferença entre as obras de ambos artistas é "o começo" ,ou seja, como tudo começou !
Cartier estava sempre ali, no momento certo e no lugar certo, com seu olho de ciclope, a fim de captar dos outros alguma expressão, algum silêncio, Sebastião tinha a habilidade da captura sensível e por exercer sobre nós o fascínio e o deslumbre da imagem bonita; mas derrubando-nos logo em seguida pelo que mostra, pela vida miserável que retrata. As semelhanças entre ambos os artistas são a técnica do uso das fotos em preto e branco; a técnica que consiste em fotos diretas, disparadas no momento crucial a ser retratado pelo artista.


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